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Ingresso Mestrado 2025

Ingresso ao Curso de Mestrado para início em ABRIL/2025

 

-Período das inscrições:   
  .De   xx/xx/2025   a   xx/xx/2025 (divulgação prevista para 31/01/2025)
 

-Forma de seleção:  
  .Prova de química geral + Currículo + Histórico Escolar de Graduação.

   Data prevista para aplicação da Prova de Seleção:  xx/xx/2025 (divulgação prevista para 31/01/2025)
       Horário:  xx:xx (entrada na sala de prova até às xx)
       Duração: 3 horas
       Local: Bloco 26 sala 03 - Campus da UEM
            Levar no dia da prova:
              .envelope de inscrição
              .documento de identificação com fotografia
              .caneta
              .calculadora científica simples (não será permitido o uso de calculadora científica programável tipo HP, nem uso do celular como calculadora)

      ATENÇÃO: Entrada dos candidatos na sala de prova será das xx às xx. Não será permitida a entrada após às xx. 


-Matrícula dos ingressantes:
  .Candidatos aprovados até o limite das vagas:   01/04/2025
  .Candidatos suplentes:  02/04/2025

 

-Início das aulas:
  .07/04/2025

 

 

COMO SE INSCREVER:

Inscrição em duas partes: 

PARTE ON LINE (inscrição preliminar realizada pelo link disponibilizado no site)
e a
PARTE IMPRESSA é a entrega do envelope de inscrição no dia e local da prova diretamente para a Comissão de Seleção

Documentos obrigatórios para inscrição: 

.Ficha de inscrição gerada no link "http://npd.uem.br/sgipos" (parte on line). Acesse a aba MESTRADO e o item QUÍMICA (um dos últimos itens) e clique em "+VISUALIZAR". O tutorial para o preenchimento do formulário on line estão disponíveis no link "https://pqu.uem.br/ingresso/ingresso-doutorado/Tutorial_aluno.pdf". 

.Ficha complementar de inscrição (atenção, este documento só poderá ser obtido no site de inscrição durante o período em que o sistema estiver aberto).

.Currículo Lattes do CNPq atualizado (com o número do ORCID e a comprovação de cada item informado).

.Tabela de Pontuação preenchida e com a comprovação de cada item informado (AQUI)      
Os comprovantes deverão estar na ordem da tabela e preferencialmente separados por folhas que indiquem a qual item pertencem (por exemplo: item 1.1, item 1.2, item 2A.1, etc. )    

.Cópia do Diploma de Graduação ou Documento que comprove a conclusão da graduação antes do início das aulas

.Cópia do Histórico Escolar de Graduação

.Cópia do RG (não será aceito a Carteira Nacional de Habilitação)

.Cópia do CPF (caso não conste esta informação no RG)

.Cópia do Certidão de Nascimento ou Casamento

.Laudo médico, atestando a condição característica da modalidade de candidatos com deficiência (apenas para candidatos que irão concorrer a vaga suplementar de pessoas com deficiência)
(Não há necessidade de apresentar documentos autenticados. Não serão aceitas cópias com baixa qualidade que dificultem a leitura das informações do documento).


Atenção, o candidato que não realizar a prova de seleção ou não entregar os documentos de inscrição no dia da prova de seleção ou entregar a documentação incompleta ou fora do prazo de inscrição será desclassificado.

 


É de exclusiva responsabilidade do candidato o preenchimento on line de sua inscrição, sendo que aquelas com dados incorretos serão desclassificadas. Em caso de duplicidade de inscrição on line para o mesmo candidato, será considerado como válida a mais recente.

Acompanhe aqui a situação das inscrições para o Curso de Mestrado em Química - ingresso ABRIL de 2025 

   INSCRITOS ON LINE
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-Número de vagas: 

.Ampla concorrência: até 29 vagas
(aquelas que não estão submetidas a nenhuma modalidade de reserva ou suplementariedade de vagas)

.Suplementares para pessoas com deficiência: 01 vaga
(para concorrer a esta vaga, o candidato deverá apresentar laudo médico, atestando a condição característica desta modalidade, de acordo com as deficiências previstas no Decretal Federal n. 5296/2004, na Lei Federal n. 13.146/2015 e do Decreto Federal n. 10.654/2021, juntamente aos documentos da inscrição. Haverá uma única comissão que fará a homologação da documentação entregue no dia da prova de seleção. O resultado da análise com os nomes dos inscritos deferidos ou indeferidos será disponibilizada nesta página. No caso de indeferimento da inscrição nesta modalidade, o candidato terá 24hs após a publicação da decisão, para apresentar recurso para o e-mail sec-pqu@uem.br. O inscrito com requerimento de inscrição indeferida para a modalidade por suplementariedade de vagas, estará automaticamente concorrendo às vagas por ampla concorrência. O candidato com opção nesta modalidade terão asseguradas as condições adequadas a sua participação, de acordo com a lei 13.146/2015 e o Decreto n. 10.654 de 22 de março de 2021, em conformidade com as demandas específicas previamente notificadas pelo candidato, por email sec-pqu@uem.br)

 

Previsão de bolsas para ingressantes de 2025:  9 bolsas  (8 bolsas para candidatos de ampla concorrência e 1 bolsa para candidatos com deficiência) 
(A previsão do número de bolsas é baseado na quantidade de bolsistas que estão liberando suas cotas e dependerá da manutenção destas pelos órgãos de fomento CAPES/CNPq).
O pós-graduando matriculado que obtiver a classificação na seleção de ingresso dentro do número de bolsas, poderá ser contemplado com bolsa caso venha a preencher os requisitos exigidos pelos órgãos de fomento, sendo os principais: não possuir vínculo empregatício, dedicação integral ao curso e assine o termo de compromisso.
As bolsas estarão disponíveis para cadastramento em julho/2025, com recebimento até o 5º dia útil do mês de agosto.
Para podermos readequar nosso calendário de curso com a distribuição das bolsas, os bolsistas serão cadastrados por 21 meses. 

 

-Bibliografia recomendada para a Prova de Seleção de Mestrado

-ATKINS, P.; LORETA, J.; Princípios de Química: Questionando a Vida Moderna e o Ambiente. 5ª ed.; Editora Bookman, 2012.
-BRADY, J. E.; HUMISTON, G. E.; Química Geral, 2ª ed.; Editora LTC - Livros Técnicos e Científicos, 1986.
-BROWN, T. L.; LeMAY Jr., H. E.; BURNSTEN, B. E.; BURDGE, J. R. Química - A ciência central, 13ª ed.; Pearson Education do Brasil, 2016. 
 

Tópicos que serão abordados na prova: 

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Os candidatos ao Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Química, serão selecionados por uma comissão designada pela Coordenação do Programa, através do: Histórico Escolar, Currículo Lattes documentado e Prova presencial.

A prova presencial consistirá de cinco a dez questões de conhecimentos em química geral, com duração de até três horas.

 

Comissão de Seleção de Mestrado 2025
Presidente: 
Membro:  
Membro:  
 

 

RESULTADO DA SELEÇÃO DE INGRESSO AO CURSO DE MESTRADO/2025  (previsto para 21/03/2025) 

 

ATENÇÃO!!    Nesta seleção, devido aos prazos exíguos, o candidato deverá manter contato com o possível orientador para que, quando for divulgado o resultado da seleção, este lhe forneça o TERMO DE ACEITE de orientação e lhe auxilie a preencher as disciplinas a serem cursadas no REQUERIMENTO DE MATRÍCULA.    

Para efetuar a matrícula:
O candidato aprovado dentro do limite das vagas deverá enviar, no dia 01/04/2025, a sua matrícula para o e-mail sec-pqu@uem.br, com o assunto "MATRICULA MESTRADO 2025", anexando os documentos abaixo, no formato PDF:

.Termo de Aceite (devidamente assinado pela conta GOV.BR)
.Requerimento de Matrícula (devidamente assinado pela conta GOV.BR)
.Diploma de Graduação frente e verso ou documento que comprove que concluiu o curso de graduação

A falta de qualquer um destes documentos impedirá a efetivação da matrícula do candidato, ficando este impossibilitado de ingressar no curso.

Os candidatos classificados como suplentes deverão entrar em contato, no dia 02/04/2025, com a secretaria do PQU, por email sec-pqu@uem.br ou pelo telefone 44 3011-4332 para saber se houve sobra de vagas.


.Requerimento de Matrícula, contendo as disciplinas que irão cursar, se possível nos dois semestres
.Termo de Aceite de Mestrado 

O Requerimento e o Termo também estão disponíveis em nosso site no menu Formulários. 

Para aqueles candidatos que não tiverem colado grau até a data de matrícula, deverão entregar junto ao Requerimento de Matrícula e o Termo de Aceite de Mestrado, uma declaração da Instituição de Ensino Superior que comprove a conclusão do curso de graduação com a data que ocorrerá a colação de grau (declaração de que é formando). Não serão aceitas matrículas com falta de documentos. 

Atenção!! Em caso de dúvida entre em contato por email com a secretaria do Programa com antecedência, pois não serão aceitas matrículas com documentação incompleta.

 

Disciplinas ofertadas para o primeiro e segundo semestre de 2025  (AQUI)

Horário das Disciplinas do primeiro semestre de 2025 (AQUI) 

Calendário Acadêmico 2025 (AQUI) 

Início das aulas: 07/04/2025


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