Ingresso Mestrado 2025
-Período das inscrições:
.De xx/xx/2025 a xx/xx/2025 (divulgação prevista para 31/01/2025)
-Forma de seleção:
.Prova de química geral + Currículo + Histórico Escolar de Graduação.
Data prevista para aplicação da Prova de Seleção: xx/xx/2025 (divulgação prevista para 31/01/2025)
Horário: xx:xx (entrada na sala de prova até às xx)
Duração: 3 horas
Local: Bloco 26 sala 03 - Campus da UEM
Levar no dia da prova:
.envelope de inscrição
.documento de identificação com fotografia
.caneta
.calculadora científica simples (não será permitido o uso de calculadora científica programável tipo HP, nem uso do celular como calculadora)
ATENÇÃO: Entrada dos candidatos na sala de prova será das xx às xx. Não será permitida a entrada após às xx.
-Matrícula dos ingressantes:
.Candidatos aprovados até o limite das vagas: 01/04/2025
.Candidatos suplentes: 02/04/2025
-Início das aulas:
.07/04/2025
COMO SE INSCREVER:
Inscrição em duas partes:
PARTE ON LINE (inscrição preliminar realizada pelo link disponibilizado no site)
e a
PARTE IMPRESSA é a entrega do envelope de inscrição no dia e local da prova diretamente para a Comissão de Seleção
Documentos obrigatórios para inscrição:
.Ficha de inscrição gerada no link "http://npd.uem.br/sgipos" (parte on line). Acesse a aba MESTRADO e o item QUÍMICA (um dos últimos itens) e clique em "+VISUALIZAR". O tutorial para o preenchimento do formulário on line estão disponíveis no link "https://pqu.uem.br/ingresso/ingresso-doutorado/Tutorial_aluno.pdf".
.Ficha complementar de inscrição (atenção, este documento só poderá ser obtido no site de inscrição durante o período em que o sistema estiver aberto).
.Currículo Lattes do CNPq atualizado (com o número do ORCID e a comprovação de cada item informado).
.Tabela de Pontuação preenchida e com a comprovação de cada item informado (AQUI)
Os comprovantes deverão estar na ordem da tabela e preferencialmente separados por folhas que indiquem a qual item pertencem (por exemplo: item 1.1, item 1.2, item 2A.1, etc. )
.Cópia do Diploma de Graduação ou Documento que comprove a conclusão da graduação antes do início das aulas
.Cópia do Histórico Escolar de Graduação
.Cópia do RG (não será aceito a Carteira Nacional de Habilitação)
.Cópia do CPF (caso não conste esta informação no RG)
.Cópia do Certidão de Nascimento ou Casamento
.Laudo médico, atestando a condição característica da modalidade de candidatos com deficiência (apenas para candidatos que irão concorrer a vaga suplementar de pessoas com deficiência)
(Não há necessidade de apresentar documentos autenticados. Não serão aceitas cópias com baixa qualidade que dificultem a leitura das informações do documento).
Atenção, o candidato que não realizar a prova de seleção ou não entregar os documentos de inscrição no dia da prova de seleção ou entregar a documentação incompleta ou fora do prazo de inscrição será desclassificado.
É de exclusiva responsabilidade do candidato o preenchimento on line de sua inscrição, sendo que aquelas com dados incorretos serão desclassificadas. Em caso de duplicidade de inscrição on line para o mesmo candidato, será considerado como válida a mais recente.
Acompanhe aqui a situação das inscrições para o Curso de Mestrado em Química - ingresso ABRIL de 2025
INSCRITOS ON LINE
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-
-Número de vagas:
.Ampla concorrência: até 29 vagas
(aquelas que não estão submetidas a nenhuma modalidade de reserva ou suplementariedade de vagas)
.Suplementares para pessoas com deficiência: 01 vaga
(para concorrer a esta vaga, o candidato deverá apresentar laudo médico, atestando a condição característica desta modalidade, de acordo com as deficiências previstas no Decretal Federal n. 5296/2004, na Lei Federal n. 13.146/2015 e do Decreto Federal n. 10.654/2021, juntamente aos documentos da inscrição. Haverá uma única comissão que fará a homologação da documentação entregue no dia da prova de seleção. O resultado da análise com os nomes dos inscritos deferidos ou indeferidos será disponibilizada nesta página. No caso de indeferimento da inscrição nesta modalidade, o candidato terá 24hs após a publicação da decisão, para apresentar recurso para o e-mail sec-pqu@uem.br. O inscrito com requerimento de inscrição indeferida para a modalidade por suplementariedade de vagas, estará automaticamente concorrendo às vagas por ampla concorrência. O candidato com opção nesta modalidade terão asseguradas as condições adequadas a sua participação, de acordo com a lei 13.146/2015 e o Decreto n. 10.654 de 22 de março de 2021, em conformidade com as demandas específicas previamente notificadas pelo candidato, por email sec-pqu@uem.br)
Previsão de bolsas para ingressantes de 2025: 9 bolsas (8 bolsas para candidatos de ampla concorrência e 1 bolsa para candidatos com deficiência)
(A previsão do número de bolsas é baseado na quantidade de bolsistas que estão liberando suas cotas e dependerá da manutenção destas pelos órgãos de fomento CAPES/CNPq).
O pós-graduando matriculado que obtiver a classificação na seleção de ingresso dentro do número de bolsas, poderá ser contemplado com bolsa caso venha a preencher os requisitos exigidos pelos órgãos de fomento, sendo os principais: não possuir vínculo empregatício, dedicação integral ao curso e assine o termo de compromisso.
As bolsas estarão disponíveis para cadastramento em julho/2025, com recebimento até o 5º dia útil do mês de agosto.
Para podermos readequar nosso calendário de curso com a distribuição das bolsas, os bolsistas serão cadastrados por 21 meses.
-Bibliografia recomendada para a Prova de Seleção de Mestrado
-BRADY, J. E.; HUMISTON, G. E.; Química Geral, 2ª ed.; Editora LTC - Livros Técnicos e Científicos, 1986.
-BROWN, T. L.; LeMAY Jr., H. E.; BURNSTEN, B. E.; BURDGE, J. R. Química - A ciência central, 13ª ed.; Pearson Education do Brasil, 2016.
Tópicos que serão abordados na prova:
-
-
-
-
-
-
Os candidatos ao Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Química, serão selecionados por uma comissão designada pela Coordenação do Programa, através do: Histórico Escolar, Currículo Lattes documentado e Prova presencial.
A prova presencial consistirá de cinco a dez questões de conhecimentos em química geral, com duração de até três horas.
Comissão de Seleção de Mestrado 2025
Presidente:
Membro:
Membro:
RESULTADO DA SELEÇÃO DE INGRESSO AO CURSO DE MESTRADO/2025 (previsto para 21/03/2025)
ATENÇÃO!! Nesta seleção, devido aos prazos exíguos, o candidato deverá manter contato com o possível orientador para que, quando for divulgado o resultado da seleção, este lhe forneça o TERMO DE ACEITE de orientação e lhe auxilie a preencher as disciplinas a serem cursadas no REQUERIMENTO DE MATRÍCULA.
Para efetuar a matrícula:
O candidato aprovado dentro do limite das vagas deverá enviar, no dia 01/04/2025, a sua matrícula para o e-mail sec-pqu@uem.br, com o assunto "MATRICULA MESTRADO 2025", anexando os documentos abaixo, no formato PDF:
.Termo de Aceite (devidamente assinado pela conta GOV.BR)
.Requerimento de Matrícula (devidamente assinado pela conta GOV.BR)
.Diploma de Graduação frente e verso ou documento que comprove que concluiu o curso de graduação
A falta de qualquer um destes documentos impedirá a efetivação da matrícula do candidato, ficando este impossibilitado de ingressar no curso.
Os candidatos classificados como suplentes deverão entrar em contato, no dia 02/04/2025, com a secretaria do PQU, por email sec-pqu@uem.br ou pelo telefone 44 3011-4332 para saber se houve sobra de vagas.
.Requerimento de Matrícula, contendo as disciplinas que irão cursar, se possível nos dois semestres
.Termo de Aceite de Mestrado
O Requerimento e o Termo também estão disponíveis em nosso site no menu Formulários.
Para aqueles candidatos que não tiverem colado grau até a data de matrícula, deverão entregar junto ao Requerimento de Matrícula e o Termo de Aceite de Mestrado, uma declaração da Instituição de Ensino Superior que comprove a conclusão do curso de graduação com a data que ocorrerá a colação de grau (declaração de que é formando). Não serão aceitas matrículas com falta de documentos.
Atenção!! Em caso de dúvida entre em contato por email com a secretaria do Programa com antecedência, pois não serão aceitas matrículas com documentação incompleta.
Disciplinas ofertadas para o primeiro e segundo semestre de 2025 (AQUI)
Horário das Disciplinas do primeiro semestre de 2025 (AQUI)
Calendário Acadêmico 2025 (AQUI)
Início das aulas: 07/04/2025
. . .